On terça-feira, 24 de maio de 2011 0 comentários

Bom, eu prometi então aqui vai meu post para ajudar vocês a escolher um bom vinho  para uma data especial,  no caso para o dia dos namorados.


Vamos lá, para você saber escolher um vinho de qualidade você deve saber primeiro de que vinhos bons provém de uvas Vitis Viniferas, próprias para fazer vinho, mas no Brasil a maior parte dos produtores de vinho fazem um vinho barato de baixa qualidade e com um tipo de uva que não é propria para isso, é chamada de Vitis Americana, são as uvas de mesa que você come diariamente.

Enfim vamos responder:

1. Vou fazer um peixe assado para a minha namorada mas com que vinho eu deveria combinar?

Você deve encontrar um vinho branco, eles dão uma combinação perfeita com a carne do peixe,  combinam por causa de sua acidez  e não roubam o gosto do peixe, deixando assim uma equilíbrio perfeito dos gostos.













1.2 Ta, mas tem um monte de marcas, de um monte de países feito com um monte de uvas diferentes, como saber qual escolher?

Bom,  você homem que nem eu, sabe que não fará muita diferença pra ti, mas ela sim, pode escolher uma opção barata e boa, um vinho chileno ou argentino, uvas sauvignon blanc, chardonnay, muscat blanc. Marcas? Cassilero del Diablo, Santa Emma e Vetisquero. Lembre- se que vinho branco tem uma durabildade menos por falta de Tanino, que é um componente da casca da uva, como eles tiram a casca para fazer o vinho branco sua duração logo é bem menor do que um tinto, entao compra safras de 2, 3 anos atras já estao bons para beber.








2. Vou fazer uma bela de uma picanha assada pra ela combino com o que?
                                                               
Carne vermelha assim, gosto do forte bem representado na picanha, você terá de comprar um vinho tinto. Para acompanhar uma carne o vinho tinto cai muito bem por ser encorpado, forte.







2.2  Ta, mas tem um monte de marcas, de um monte de países, feito com um monte de uvas diferentes, como saber qual escolher?

Vamos lá Vinhos tintos tem uma quantidade bem maior de taninos, que é responsável pela duração longínqua do vinho lembra? ou seja se você comprar um vinho  de uma safra nova tipo 2008, 2009 você provavelmente vai sentir uma amarrada na boca muito forte por conta dos taninos  que ainda estão muito novos, então ache uma safra 2002 por ai, que dependendo da uva, não vai amarrar tanto sua boca. As uvas podem ser  Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Shirraz. entre outras, a maior parte são ótimas que resultam em ótimos vinhos, apenas lembre do detalhe de pegar um vinho mais antigo. As marcas que citei acima tambem produzem vinhos tintos, mas em geral independente da marca, você vai comprar um vinho de qualidade, porque esses países se comprometem com isso na sua produção.




3. Temperatura

Bom se caso você tiver uma adega climatizada fica muito mais facil, mas como a gente não é rico e não estamos podendo tanto assim né gente? Posso dar uma dica, uma boa temperatura pra você preservar seu vinho até abri-lo e a temperatura que fica na gaveta de legumes da sua geladeira, mas se quiser saber oficialmente as temperaturas corretas que um vinho tem de estar ai vão:




Vinho Branco Jovem: 8°-9° C
Vinho Braco  "Antigo": 11°-12° C
Vinho Tinto Jovem: 14°-16°  
Vinho Tinto Antigo: 18°C

Se quiser pode colocar uma mala na hora do seu jantar com ela, colocando o vinho em um balde de inox com gelo, mas lembre se nao deixe muito ali se não você pode ultrapassar demais a temperatura, colocar o vinho meia hora antes do jantar  já estará perfeito para quando vocês forem comer.



Dica: Mantenha uma garrafa de coca-cola no congelador, pois pode ser que você escute "Aiii que lindo amor, mas eu não gosto de beber vinho =( "  Ai você vai até a geladeira e pega a coca- cola gelada e serve pra ela em um copo com gelo e é isso ai, não da pra ser tudo perfeito né HHUEAHUEA mas pelo menos ela vai ver que você se esforçou e depois você pode matar a garrafa de vinho sozinho :D

Bom espero que ajude, isso é o básico do básico do mundo da enologia, mas para nós homens já é um ótimo  conhecimento. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente